A cada 5 segundos, um novo processo chega ao Judiciário
Somos o país com mais advogados no mundo, com 1 milhão de profissionais. Nosso Judiciário acumula mais de 75 milhões de processos pendentes de análise. A cada 5 segundos, uma nova ação ingressa em um dos milhares de Fóruns espalhados pelo país.
Com números tão impressionantes, é inevitável perguntar: qual será o futuro do Poder Judiciário no Brasil? Afinal, a justiça que tarda é sempre falha.
Nesse cenário caótico, uma nova tendência surge como principal esperança: a tecnologia criara por startups ligadas a área jurídica, conhecidas como LawTechs – ou LegalTechs.
Em outubro, acontecerá a maior conferência sobre novas tecnologias que podem destravar o judiciário brasileiro e causar uma revolução no mundo todo. A LawTech Conference vai reunir mais de 1 mil advogados e profissionais ligados ao Judiciário, além das empresas mais inovadoras desse setor.
No mundo todo, têm surgido robôs que utilizam inteligência artificial para analisar milhões de páginas de doutrinas e jurisprudência em segundos. Muitos deles conseguem resolver processos em minutos, coisa que para advogados seriam necessárias muitas horas de trabalho.
O JP Morgan, um dos maiores bancos do mundo, economizou 360 mil horas de trabalho dos seus advogados, depois de adotar soluções tecnológicas no seu Departamento Jurídico.
Um aplicativo, criado recentemente, dispensa a necessidade de advogados em quase 1 mil conflitos jurídicos de menor relevância, como multas de trânsito, por exemplo.
Fonte: Jusbrasil
20 de setembro de 2017.
0 Comentários